sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

"Nossos animais nunca partem sozinhos". O amor é o único laço que a morte não corta.


 O Thor já tinha 15 anos. Ele mal andava, estava cego de um olho e surdo. Mas, toda noite, pontualmente às 3h da manhã, ele fazia algo que me dava calafrios. Ele se levantava com dificuldade, ia até a poltrona velha da sala, olhava para o vazio e abanava o rabo. Às vezes, ele dava latidos curtos, agudos, como fazia quando era filhote e queria brincar.

Eu ficava apavorado. "Tem coisa ruim nessa casa", eu pensava. Tentei benzer a casa, mudei os móveis de lugar. Mas o Thor continuava "conversando" com a parede. Eu achava que era demência canina. Tristeza da idade.

Na terça-feira passada, o Thor partiu. Ele morreu dormindo na sala, no tapete dele. Eu acordei e ele já estava frio. Chorei o dia todo. À noite, decidi olhar a câmera de segurança interna para ver se ele tinha sofrido, se tinha sentido dor antes de ir.

O que eu vi na gravação mudou minha visão sobre a morte para sempre.

Eram 03:00 da manhã no vídeo. O Thor estava deitado, imóvel. De repente, a imagem da câmera começou a chiar. Uma interferência estranha. Uma névoa branca, brilhante, começou a se formar perto da poltrona velha. A névoa não era informe. Ela ganhou altura. Ganhou contorno. Formou a silhueta de um homem jovem, usando boné virado para trás e bermuda.

Na gravação, o Thor levantou a cabeça. Ele não se levantou com dor. Ele deu um pulo. O Thor "saiu" do próprio corpo. Eu vi a forma luminosa do meu cachorro, jovem de novo, forte, pulando no peito daquela silhueta. O homem se agachou e abraçou o cachorro. Eu podia jurar que vi o Thor lambendo o rosto dele.

Eu congelei. Aquele jeito de agachar... aquele boné... Era o meu irmão, o Júnior. O Júnior faleceu há 8 anos num acidente de moto. O Thor era o cachorro dele. Eu herdei o Thor quando meu irmão morreu. O cachorro passou a vida inteira esperando o dono voltar.

E ele voltou. O Júnior veio buscar o melhor amigo. Eles saíram juntos pela porta da frente, que na câmera nem se abriu, atravessando a madeira como se fossem luz.

Eu desliguei o computador chorando, mas dessa vez, de alívio. O Thor não estava latindo para o nada. Ele estava vendo o dono dele dizendo: "Calma, garoto. Falta pouco pra gente ir passear de novo."

A lição que acalma o coração: Nossos animais nunca partem sozinhos. Nenhum bicho morre abandonado. Alguém que os amou muito — seja um parente, um antigo dono ou um anjo protetor — sempre vem fazer a passagem com eles. O amor é o único laço que a morte não corta.

sábado, 24 de janeiro de 2026

CULTURARTE 302 - janeiro de 2026 (segunda edição)

CULTURARTE 302
janeiro de 2026 (segunda edição)



- Continuam as comemorações pelos 21 anos do CULTURARTE. Para quem ainda sabe, conheça a história do Informativo que mudou a imprensa maricaense.

- Se ainda estamos em janeiro, FELIZ NOVO ANO, FELIZ VIDA NOVA, o editorial do jornalista Pery Salgado.

- JACQUELINE DARLEY, a brasileira top model loira e escultural do Onlyfans.

- ANA PAULA MARTINS é A Mais Bela Comerciária de 2025.

- "Somos sobreviventes, guerreiras, mulheres, como um bom vinho", uma homenagem aos 41 anos da microempresária Illa Cunha.

- Tudo isso na segunda edição de janeiro do Informativo CULTURARTE, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.










sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

CULTURARTE 301 - janeiro de 2026 (21 anos)

CULTURARTE 301 - janeiro de 2026 
(21 anos)



- CULTURARTE COMPLETA 21 ANOS. Criado em 16 de dezembro de 2004, o número ZERO foi para as ruas em uma simples folha de A4 para informar aos empresários e comerciantes a chegada do primeiro informativo voltado ao público jovem e família maricaense. 
Em 12 de janeiro de 2005, nascia oficialmente o então CULTURARTEEN (CULTURARTE a partir dos seus 18 anos) com a publicação do primeiro exemplar, em oito páginas em preto e branco.
Nestes 21 anos, muitas superações, e grandes vitórias!!!
- Editorial: FELIZ NOVO ANO, FELIZ VIDA NOVA
- HELEN MOURA é a Garota Maricá 2025, Musa Completa 2025 e Destaque da Educação 2025.
Vamos juntos comemorar os 21 anos do CULTURARTE e os 30 anos da PR PRODUÇÕES na edição de janeiro de 2026, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.