terça-feira, 26 de abril de 2022

CULTURARTEEN 244 - abril de 2022

 CULTURARTEEN 244 - abril de 2022



- Fernanda Brasil, Miss Brasil Sênior Novo Mundo 2021/2022, comemora o Dia do Índio com uma belíssimo ensaio fotográfico. Mas sobre os índios, o que temos que comemorar?
- "A loucura incurável do amor estelar": paz, amor, unidade e respeito para todos, com Pricilla Darmont
- A depressão, o medo e a ansiedade pré-parto. Por que nem todos entendem?
- Os perigos da anorexia
- "Relato de uma mulher que descobriu o seu verdadeiro valor", com Niele Silva
- A HISTERIA: A busca pelo orgasmo e a criação do vibrador.
- Mais um título para Fernanda BP, Miss Brasil Sênior: Coelhinha do Barão 2022.
- Brasileira Eliane Elias ganha o Grammy de melhor álbum latino de jazz
- "Uma eterna aprendiz da vida" com a assistente social Anna Mussatto.
- Efeito Anitta? Entenda as origens e consequência da hiperssexualização das divas do pop.
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Informativo CulturarTEEN (CULTURARTE) 244, de abril de 2022, já circulado nas versões on line e revista eletrônica.










terça-feira, 19 de abril de 2022

Proteção Animal oferece programação para estudantes e médicos veterinários

 Ao todo, cem vagas estão abertas para curso de responsabilidade técnica e palestra com o conceituado Paulo Abilio Varella Lisboa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), oferece no dia 27/04, no auditório do Banco Mumbuca, de 10 às 14h, o curso de responsabilidade técnica e, de 17 às 19h, a palestra com o tema “Leishmaniose – um olhar dentro da saúde animal: perspectivas e desafios”, apresentada por Paulo Abilio Varella Lisboa. Estão disponíveis cem vagas para estudantes de medicina veterinária e médicos veterinários. A inscrição é gratuita pelo site: https://www.crmvrj.org.br

“A educação é a base para a construção de uma cultura melhor para a convivência harmoniosa entre os seres humanos e os animais. Em nossa gestão, estamos objetivando dar foco à promoção do bem-estar animal, ouvindo todos os profissionais envolvidos: veterinários, adestradores, criadores, protetores e responsáveis. Com muita alegria, este curso é promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, nosso parceiro, mas vamos oferecer outros com temas diversos para toda população”, comentou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

Paulo Abilio Varella Lisboa – Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990) e mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), Paulo é servidor público federal da Fundação Oswaldo Cruz – pesquisador e coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas em Saúde (NEXT), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Também pesquisador do desenvolvimento da plataforma de vigilância e controle de zoonoses (ICICT); e pesquisador da Plataforma Fioleish (Programa Translacional de pesquisa em leishmanioses). Paulo atua nas áreas de doenças infecciosas e zoonoses, diagnóstico por imagem e telemedicina.

Serviço:

Prefeitura promove curso voltado para estudantes e médicos veterinários

Dia: 27 de abril (quarta-feira)

Horário: curso de responsabilidade técnica: de 10h às 14h

Palestra com o tema “Leishmaniose – um olhar dentro da saúde animal: perspectivas e desafios”, de 17h às 19h

Local: Banco Mumbuca – Rua Eugênio Modesto da Silva, nº 239, Parque Eldorado.



domingo, 10 de abril de 2022

FABIANO NOVAES E LEX FICAM COM O 2º LUGAR EM PROVA DE ADESTRAMENTO NO RIO


 No sábado 9 de abril, a dupla formada pelo cão Lex do Sadonana e Fabiano Novaes, se destacaram na prova de adestramento que visava titular cães com o exame de BH (cão acompanhante). 

Este exame é composto por duas sessões. Na primeira sessão é avaliado exercícios de adestramento. Todas as duplas realizam cinco tipos de exercícios onde o adestrador deve mostrar controle e o cão alegria e precisão ao executar os exercícios de andar junto com e sem guia, sentar, deitar e atender o chamado do condutor, deitar e ficar ao fazer o exercício de distração.

Na segunda fase, o cão é submetido a situações que são comuns no dia a dia durante o passeio onde o cão ao trafegar por uma via vai passar por pessoas andando e correndo, passar por outro cão, por bicicleta e veículos.

Esta prova é utilizada para certificar cães controlados aptos ao convívio social. Em alguns países da Europa, os cães só podem sair na rua para passear se tiver este certificado que é universal.

A prova foi realizada pelo tradicional clube BKC, que foi fundado em 1922 completando este ano o seu centenário. Participaram desta prova vinte duplas e a dupla maricaense obteve a segunda melhor nota do evento, ficando apenas um ponto atrás do cão do BAC, (Batalhão de operação com cães).

Fabiano Novaes, que já trabalhou no BAC e atualmente ocupa o cargo de coordenador de proteção animal de Maricá, se disse muito satisfeito com o resultado. Ele contou que isso é resultado de investimento de tempo, recursos e muito trabalho ao longo de 20 anos. Fabiano defende uma política de bem estar animal diferente do modelo radical do ativismo da proteção animal. Ele defende que o bem estar dos animais é muito complexo e precisa de ações firme no sentido de mudança da cultura popular e para isso defende o diálogo e nivelamento de conhecimentos e ações conjuntas envolvendo veterinários, protetores, criadores, adestradores e todos aqueles que simpatizam com a causa animal. 

Fabiano acredita que a união de esforços entre todos estes simpatizantes da causa animal pode mudar a cultura e melhorar a situação do bem estar dos animais em nossa cidade.



sábado, 2 de abril de 2022

CHUVA ATRAPALHA A VIDA DO MARICAENSE E ATÉ OS BICHOS SOFREM A CONSEQUÊNCIA.


 Este sábado foi um dia de muitos trabalhos para a população reconstruir as perdas provocadas pelas chuvas e muitos cães sofreram também com tudo isso. Na parte da manhã recebemos a triste notícia de que um cão da raça shiatsu que havia fugido na região do centro ontem, foi encontrado morto hoje em consequência das chuvas.

Ainda na parte da manhã, fomos acionados para resgatar dois cães da raça pitbull que tinham fugido de algum lugar e estava atacando pessoas e animais na estrada do Caxito, próximo ao Maminha de Ouro. Vale ressaltar que a Coordenadoria Especial de Proteção Animal não tem como atribuição regulamentar efetuar resgate de animais que vivem na rua. A lei municipal de 3.059 de 13 de outubro de 2021, confere esta missão a Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde. A CEPA, por sua experiência na lida de animais estará sempre à disposição para auxiliar os órgãos competentes.

A Guarda Municipal esteve no local e acionou a CEPA, que prontamente esteve no local e efetuou o transportes destes animais que agora estão no canil da GM e receberão o acompanhamento dos veterinários e da equipe da CEPA. A guarda Municipal foi para a delegacia onde registrou o caso como negligência na guarda de animais ferozes e a Coordenadoria Especial de Proteção Animal abriu um processo administrativo para identificar o responsável pelo animal que poderá responder por maus tratos conforme a lei 14.064.

Na parte da tarde a equipe da CEPA, juntamente com o médico veterinário Fred, esteve na escola Joana Benedicta Rangel prestando auxílio aos animais das pessoas que estão desalojadas, atendendo a solicitação da Secretaria de Educação Adriana Costa.