domingo, 10 de abril de 2022

FABIANO NOVAES E LEX FICAM COM O 2º LUGAR EM PROVA DE ADESTRAMENTO NO RIO


 No sábado 9 de abril, a dupla formada pelo cão Lex do Sadonana e Fabiano Novaes, se destacaram na prova de adestramento que visava titular cães com o exame de BH (cão acompanhante). 

Este exame é composto por duas sessões. Na primeira sessão é avaliado exercícios de adestramento. Todas as duplas realizam cinco tipos de exercícios onde o adestrador deve mostrar controle e o cão alegria e precisão ao executar os exercícios de andar junto com e sem guia, sentar, deitar e atender o chamado do condutor, deitar e ficar ao fazer o exercício de distração.

Na segunda fase, o cão é submetido a situações que são comuns no dia a dia durante o passeio onde o cão ao trafegar por uma via vai passar por pessoas andando e correndo, passar por outro cão, por bicicleta e veículos.

Esta prova é utilizada para certificar cães controlados aptos ao convívio social. Em alguns países da Europa, os cães só podem sair na rua para passear se tiver este certificado que é universal.

A prova foi realizada pelo tradicional clube BKC, que foi fundado em 1922 completando este ano o seu centenário. Participaram desta prova vinte duplas e a dupla maricaense obteve a segunda melhor nota do evento, ficando apenas um ponto atrás do cão do BAC, (Batalhão de operação com cães).

Fabiano Novaes, que já trabalhou no BAC e atualmente ocupa o cargo de coordenador de proteção animal de Maricá, se disse muito satisfeito com o resultado. Ele contou que isso é resultado de investimento de tempo, recursos e muito trabalho ao longo de 20 anos. Fabiano defende uma política de bem estar animal diferente do modelo radical do ativismo da proteção animal. Ele defende que o bem estar dos animais é muito complexo e precisa de ações firme no sentido de mudança da cultura popular e para isso defende o diálogo e nivelamento de conhecimentos e ações conjuntas envolvendo veterinários, protetores, criadores, adestradores e todos aqueles que simpatizam com a causa animal. 

Fabiano acredita que a união de esforços entre todos estes simpatizantes da causa animal pode mudar a cultura e melhorar a situação do bem estar dos animais em nossa cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário